Report Section
Avaliação de Gestores Comerciais da Mettl (Mettl Assessment for Sales Manager- Portuguese)
Detalhes do examinando
s
sampe
Endereço de e-mail: samlpe5@mettl.com
Como interpretar o Relatório?
Estilo de resposta
Estilo de resposta Genuíno
Explicação do estilo de resposta:
Genuíno
Nenhuma preocupação ou alerta com base no estilo de resposta do candidato.
Expectativa social
Caso mais de 75% das perguntas sejam respondidas de forma a indicar a tentativa de produzir uma imagem positiva falsa ou de parecer atender a ‘expectativas sociais’.
Respostas extremas
Caso mais de 75% das perguntas sejam respondidas de forma a indicar que o indivíduo concorda sistematicamente com afirmativas na extremidade mais baixa ou mais alta.
Tendência central
Caso a resposta do meio (‘neutra’) seja selecionada mais de 30% das vezes.
Respostas descuidadas
Caso mais de 95% das respostas selecionadas estejam localizadas na mesma direção (ou seja, se o candidato escolheu a resposta “mais parecida comigo” ou “parecida comigo, na extremidade de respostas da direita, ou apenas escolheu respostas da extremidade de respostas da esquerda).
SUMÁRIO EXECUTIVO
Recomendação baseada no Conhecimento de Vendas
Recomendado com cautela
Pontos Fortes
Influência e Convencimento
Alto(a)
Resolução de Objeções
Alto(a)
Fechamento
Alto(a)
Pontos de Desenvolvimento
Gestão do Impacto
Moderado(a)
Pré-Qualificação
Moderado(a)
Apresentação
Moderado(a)
Recomendação baseada na Personalidade de Vendas
Recomendado com cautela
Pontos Fortes
Pensamento Lógico
Procura por informações, dados anteriores, padrões, tendências e analisa possíveis gaps. Em dada situação, identifica a relação causa-efeito entre dois aspectos e/ou os prós e contras.
Comunicação Empática
Provável que seja eficiente quanto às habilidades de comunicação com alguém. Geralmente é capaz de comunicar a mensagem de maneira clara e diplomática.
Pontos de Desenvolvimento
Orientação para Realização
Precisa assumir total responsabilidade por suas próprias ações, interações, decisões etc., definindo padrões elevados.
Perseverança
Precisa definir altos padrões pessoais. Para superar problemas, aprenda a manter o equilíbrio e a calma em face de condições adversas.
Responsabilização
Aprenda a ser automotivado e disciplinado no trabalho, com foco em alcançar resultados de alta qualidade.
CONHECIMENTO DE VENDAS:
Os valores mostrados no quadro acima são pontuações sten
1. CONHECIMENTO DE VENDAS:
Pré-Qualificação: Moderado(a)
Provável que seja, às vezes, proativo na busca de informações sobre novas possibilidades de vendas. Talvez seja capaz de avaliar o potencial dos prospects ou de abordá-los adequadamente.
Gestão do Impacto: Moderado(a)
Provável que seja, às vezes, habilidoso em reconhecer a importância das primeiras impressões. Talvez seja capaz de desenvolver um senso de respeito mútuo com os clientes. Provavelmente e ocasionalmente, seja capaz de demonstrar uma atitude de sinceridade frente ao cliente.
Apresentação: Moderado(a)
Provável que tenha certa capacidade de identificar as necessidades do cliente. Pode, às vezes, sentir-se confiante ao explicar as características do produto, serviço etc. ao cliente, de acordo com suas expectativas.
Resolução de Objeções: Alto(a)
Ao responder perguntas e objeções dos clientes, é provável que fique paciente ou calmo. Também, ao enfrentar as resistências dos clientes, deve assumir atitude persistente ou otimista.
Influência e Convencimento: Alto(a)
Provavelmente é hábil em ser um bom negociador. Pode ser persuasivo ao interagir com os clientes e, também, deve ser capaz de convencer os clientes sobre os benefícios do produto, serviço etc.
Fechamento: Alto(a)
Provável que demonstre habilidade para analisar a situação com precisão e, assim, julgá-la ao tentar fechar a negociação. Pode ser capaz de conduzir, com êxito, o processo de venda a uma conclusão mutuamente benéfica.
PERSONALIDADE DE VENDAS
Autogerenciamento:
Os valores mostrados no quadro acima são pontuações sten
2. Autogerenciamento:
Autocontrole: Baixo(a)
Pouco provável que esteja sintonizado com suas próprias emoções e sentimentos, ou seja, provavelmente é menos capaz de controlar certos impulsos durante momentos difíceis. Também, pode não ter a habilidade necessária para permanecer calmo e equilibrado, ficando frustrado quando sob pressão.
Autoconfiança: Moderado(a)
Tendo certa confiança em suas próprias habilidades, talvez possa ser eficiente quanto a comportamentos assertivos, por vezes, levando-o a ser capaz de tomar a iniciativa e orientar outras pessoas durante momentos complicados. Provável que, de tempos em tempos, esteja aberto e disposto a trabalhar em situações que envolvam incertezas e riscos.
Tolerância ao Estresse: Baixo(a)
Pouco provável que lide bem com a pressão (ficando estressado e preocupado), possivelmente levando-o a ficar frustrado mesmo em situações normais, desencorajando-o e freando possíveis esforços que poderiam garantir a conclusão oportuna das tarefas. Baixa probabilidade em ser otimista e, se não for bem-sucedido nas tarefas, pode desistir. Não deve lidar positivamente com o estresse no local de trabalho, tornando-se passivo.
Orientação para Realização: Baixo(a)
Pouco provável que fique confortável em lidar com tarefas que envolvam riscos. Baixa probabilidade que esteja intrinsecamente motivado a alcançar a excelência, assim, podendo nem sempre definir altos padrões para si mesmo (e para outros na equipe). Tende a trabalhar em sua zona de conforto e é provável que se baseie em outros para definir prazos e padrões.
Agilidade de Aprendizado: Baixo(a)
Pouco provável que tenha a capacidade de refletir sobre as experiências passadas, de aprender com os acertos / erros e de utilizar tal aprendizagem no futuro, assim também, pode não estar disposto a procurar por experiências e/ou oportunidades desafiadoras. É menos propenso a aplicar novos conceitos, estratégias, comportamentos e conhecimentos para resolver problemas, optando por abordagens convencionais.
PERSONALIDADE DE VENDAS
Gestão do Processo de Vendas:
Os valores mostrados no quadro acima são pontuações sten
3. Gestão do Processo de Vendas:
Orientação para Resultado: Baixo(a)
Não é provável que tenha uma atitude responsável no local de trabalho, podendo nem sempre trabalhar ativamente para garantir os resultados desejados e, até mesmo com isso, comprometer a qualidade da tarefa. Raramente provável que execute o trabalho com perfeição / precisão, não sendo capaz de utilizar os recursos disponíveis, sempre, de forma rentável. Menos propenso a estabelecer metas desafiadoras para si e para os outros.
Planejamento e Execução do Processo: Moderado(a)
Moderadamente provável que tenha capacidade de distinguir entre pontos diferentes e pode, apenas às vezes, ter dificuldade em expressar suas opiniões. Ocasionalmente deve ser bom no planejamento de processos e estratégias, apresentando média probabilidade em assumir de ponta a ponta os objetivos da equipe. Quando gestor, de tempos em tempos fornece apoio, remove obstáculos, talvez, levando a equipe a continuar com o mesmo entusiasmo. Também, é moderadamente provável que delegue, que dê a direção e que forneça recursos à equipe. Provavelmente monitora o progresso em relação a metas e prazos de tempos em tempos não regulares.
Tomada de Iniciativas: Moderado(a)
Moderadamente provável que esteja aberto a novas experiências / oportunidades e pode, às vezes, ser capaz de assumir novas iniciativas no local de trabalho. Pode, por vezes, ser flexível e autodidata ao lidar com novas ideias. Probabilidade média em expressar seus próprios pontos de vista ou convencer os outros, quando necessário.
Busca de Informações: Moderado(a)
Moderadamente provável que seja eficiente na coleta e na organização de informações, fatos etc. necessários à resolução de problemas profissionais, talvez, ajudando a tomada de decisões. Ocasionalmente tenta se manter atualizado buscando oportunidades para adquirir mais conhecimento, explorando novas ideias e/ou sendo autodisciplinado / motivado.
Perseverança: Baixo(a)
Não é provável que esteja determinado a estabelecer altos padrões pessoais para obtenção de resultados, ou seja, é provável que frente a condições adversas, nem sempre, mantenha o equilíbrio e a calma para superar problemas (pode não se concentrar na canalização de esforços para atingir as metas). Pode não se comprometer, pessoalmente, com desafios, estruturação de tarefas, implementação de planos, conclusão de projetos etc., para assim, atender aos requisitos de clientes e negócios. Também, pode não ser flexível e nem sempre trabalhar arduamente para alcançar o resultado desejado em diferentes circunstâncias.
Comunicação Empática: Alto(a)
Provável que transmita ideias de forma clara ou concisa, aceitando feedback a respeito. Usualmente adapta seu estilo de comunicação de acordo com as pessoas com quem interage. É provável que escute ativamente as pessoas, assim, considerando os argumentos / perspectivas das mesmas. Provável que baseie seus argumentos em fatos, dados, exemplos etc., apresentando capacidade de processar, reter e sintetizar grandes quantidades de informações. Por último, deve ter excelentes habilidades de leitura e escrita, levando-o a investir pouco tempo na absorção de informações e ganhando tempo na geração de resultados.
PERSONALIDADE DE VENDAS
Gestão do Relacionamento com o Cliente:
Os valores mostrados no quadro acima são pontuações sten
4. Gestão do Relacionamento com o Cliente:
Empatia: Moderado(a)
Moderadamente provável que seja capaz de reconhecer e compreender as necessidades e sentimentos dos outros, razoavelmente, estando em sintonia com as emoções das pessoas. Ao tomar decisões, às vezes, pode parecer atencioso e responsivo aos sentimentos dos outros e, ocasionalmente, é capaz de avaliar as motivações e paixões das pessoas de forma correta.
Rede de Relacionamento: Moderado(a)
Moderadamente provável que se mostre como uma pessoa calorosa (amigável) e, talvez, possa estar interessado em socializar-se, para assim, estabelecer contatos visando o desenvolvimento de oportunidades de trabalho. Como, às vezes, é confiante e acolhedor em situações sociais, é provável que seja, de certa forma, habilidoso 1. na construção de redes de relacionamento e 2. em usá-las, adequadamente, para o crescimento profissional.
Negociação e Persuasão: Moderado(a)
Moderadamente provável que seja bom em negociar e influenciar. De vez em quando pode ser capaz de articular, eficazmente, a sua opinião - talvez possa ajudar os outros a compreenderem as questões subjacentes. De tempos em tempos pode ser criativo, ou seja, pode pensar "fora da caixa" para identificar soluções alternativas que atendam às necessidades das partes interessadas, como clientes etc. Média probabilidade em desenvolver e usar estratégias sutis para persuadir os outros, especialmente, em situações sensíveis.
Orientação ao Cliente: Moderado(a)
Moderadamente provável que lide bem com consultas, pedidos e reclamações de clientes. Talvez seja capaz de identificar potenciais clientes e, ocasionalmente, prestar bons serviços aos atuais. Por vezes pode ser capaz de compreender e entregar de acordo com as expectativas dos clientes. Média probabilidade em modificar o estilo de trabalho e se adaptar, conforme o cliente.
PERSONALIDADE DE VENDAS
Visão de Negócios:
Os valores mostrados no quadro acima são pontuações sten
5. Visão de Negócios:
Conhecimento do Mercado: Baixo(a)
Não é provável que desfrute de buscas por oportunidades no que tange a aquisição de mais conhecimento e compreensão sobre as necessidades do negócio. Não é provável que demonstre interesse em entender os processos e o ambiente, podendo não ser orientado a alcançar resultados significativos por ser proativo, raramente, trabalhando para compreender como as necessidades do cliente podem ser atendidas. Pode não ser muito competente ou organizado e, nem sempre, planeja sistematicamente os projetos. Pouco provável que escaneie as condições de mercado, o ambiente econômico, os competidores etc., raramente tentando entender o seu impacto nas metas globais da organização.
Alinhamento Estratégico: Baixo(a)
Não é provável que desenvolva relacionamentos e forme alianças, pois, nem sempre colabora "além das fronteiras" visando construir relacionamentos estratégicos e alcançar objetivos comuns. Pouco provável que implemente objetivos estratégicos e que, nem sempre, desenvolva métricas para avaliar a realização dos objetivos da unidade de trabalho. Baixa probabilidade que desenvolva equipes de projetos e pessoas com base em objetivos estratégicos (os objetivos da equipe não são consistentes com os planos estratégicos), assim, é provável que não alinhe as metas estratégicas, o modelo de negócio, os processos e a cultura organizacional, ao principal objetivo do negócio e aos valores fundamentais.
Construção da Marca: Moderado(a)
Moderadamente provável que melhore o valor da marca, pois, eventualmente se comunica de maneira positiva com os clientes em relação aos produtos, serviços etc., talvez fornecendo assistência oportuna e eficiente aos mesmos. Tem média probabilidade em manter a posição da marca, já que de alguma forma supera as expectativas do cliente, e também, de vez em quando consegue "pescar" os detalhes subjacentes de que os clientes tanto valorizam.
PERSONALIDADE DE VENDAS
Habilidades de Liderança:
Os valores mostrados no quadro acima são pontuações sten
6. Habilidades de Liderança:
Gestão da Equipe: Moderado(a)
Moderadamente provável que gerencie bem a equipe. Ocasionalmente, pode orientar de forma eficaz os esforços da equipe, acompanhar o progresso da mesma e antecipar as barreiras visando possível mudança de rumo para atingir os objetivos da equipe, caso necessário. Pode, às vezes, definir e comunicar objetivos claros para a equipe. Propenso a, por vezes, compreender as diferenças individuais, proporcionando orientação pessoal e/ou utilizando abordagens de aprendizagem e desenvolvimento (possivelmente, motiva e incentiva os membros da equipe a aprenderem). Média probabilidade em estar sintonizado com as emoções dos outros e pode até ser capaz de compreender / ouvir os problemas de outras pessoas, talvez, fornecendo feedback aos membros da equipe para mantê-los no caminho.
Resolução de Problema e Tomada de Decisão: Baixo(a)
Não é provável que analise os problemas de forma eficaz por meio da técnica de "brainstorming" e, nem sempre, toma decisões adequadas - podendo causar atrasos nas entregas. Não é propenso a desenvolver soluções criativas, especialmente, na ausência de informações e com prazos apertados. Não é provável que resolva os problemas e, raramente, consulta outros membros da equipe na tomada de decisão. Nem sempre, pode ser capaz de prever (com precisão) os resultados das alternativas relacionadas à solução dos problemas.
Liderança pelo Exemplo: Moderado(a)
Moderadamente provável que lidere pelo exemplo, modelando o comportamento desejado. Mais ou menos provável que se comporte profissionalmente o tempo todo - às vezes, incentivando os padrões profissionais às outras pessoas e tratando de violações. Média probabilidade em fazer o que prega ("walk the talk"), de certa forma, demonstrando comportamentos exemplares e, talvez, conseguindo criar uma cultura vencedora que ajude as pessoas a vitaminarem a confiança em si mesmas.
Responsabilização: Baixo(a)
Não é provável que seja metódico, sistemático e organizado ao executar tarefas. Raramente, responsabiliza-se (e torna os outros responsáveis, também) pela alta qualidade e pelos resultados rentáveis, assim, podendo não ser autodisciplinado quanto a abordagem de um trabalho. Possivelmente, não determina objetivos, não define prioridades e não segue o plano pré-estabelecido ao completar tarefas. Pode, nem sempre, ter forte senso de dever.
Gestão da Mudança: Baixo(a)
Não é provável que aprecie mudanças ou que se adapte às necessidades das situações. Menos propenso a manter a calma, podendo não ser muito paciente em um ambiente de rápidas mudanças. Pode não ficar confortável em trabalhar com novas estratégias / métodos, ou em experimentá-las. Baixa probabilidade a ajudar outras pessoas a se ajustarem às mudanças na organização.
Integridade: Moderado(a)
Moderadamente provável que se comporte de forma "franca e ética", possivelmente, aderindo aos códigos "morais e éticos" no curso do trabalho. Às vezes, pode ser muito autêntico e, ocasionalmente, pode-se confiar no mesmo quanto a realização de tarefas com eficiência.
Gestão da Diversidade: Moderado(a)
Moderadamente provável que expresse sentimentos positivos em relação às pessoas de diferentes origens em termos de idade, gênero, religião, opiniões políticas etc. - às vezes, pode sentir-se confortável em trabalhar com pessoas que possuam diferentes perspectivas. Inclinação a favorecer, por vezes, a construção de um local de trabalho inclusivo, onde as "diferenças" sejam respeitadas e valorizadas.
Gestão do Conflito: Moderado(a)
Moderadamente provável que esteja sintonizado com as próprias emoções e com as das outras pessoas, também sendo, às vezes, capaz de compreender / ouvir os problemas dos outros. Ocasionalmente, pode ajudar de forma ativa as pessoas com os seus conflitos (levando em conta as opiniões delas, compreendendo seus problemas e fornecendo possíveis soluções).
Pensamento Lógico: Alto(a)
Para alcançar um objetivo desejado, é provável que demonstre capacidade de desenhar, analisar e avaliar informações / problemas. Pode ser um bom tomador de decisão, pois, utiliza uma ampla gama de informações baseadas em evidências. Deve analisar e avaliar, logicamente, evidências, declarações, problemas etc., podendo chegar a soluções adequadas. Apresenta capacidade de distinguir pontos e pode expressar suas opiniões usando perspectivas coerentes. Por último, não deve ter dificuldades quanto ao planejamento de processos e estratégias.